O cloro nosso de cada dia
O cloro é um bactericida altamente agressivo no combate às bactérias, vírus e outros protozoários que possam estar presentes ou se proliferarem na água.
E assim como ataca as bactérias e vírus, ele também ataca toda matéria orgânica com a qual tenha contato, que podem ser os nossos alimentos ou mesmo nosso corpo.
Segundo alguns estudos, quando bebemos um copo de água clorada ou produzimos o alimento com ela, nosso organismo absorve até 24% do cloro. No banho, com a água quente sobre nossa pele e a inalação do vapor dessa água clorada, a absorção do cloro pelo nosso organismo chega a 63%. Por isso muitas pessoas, ao saírem do banho, sentem muita irritação na pele ou nos olhos. É claro que cada organismo reage de uma forma diferente, mas o fato de você não sentir de imediato qualquer tipo de reação, não significa que para o seu organismo não tenha qualquer tipo de consequência. Ao longo dos anos, com certeza o preço da fatura virá de alguma forma.
Nossos pais e avós consumiram bem menos cloro do que nós, pois tomaram muito banho, beberam água e cozinharam com água do poço, sem cloro. O que não acontece com a maioria de nós, com idades a partir dos 35 ou 40 anos e, pior, com nossos filhos e netos, que desde bebê já consomem o cloro na água do banho e na sopinha preparada com água clorada, água envenenada.
Portanto, apesar de ter uma importante função do ponto de vista da saúde pública, o cloro traz em si muitas consequências, mas que podem e devem ser contornadas. Para isso, existem os purificadores de água.
São inúmeras as marcas e modelos disponíveis no mercado, a maioria com duas propriedades básicas: retenção de partículas (sujeiras, areia, ferro, etc.) e redução do cloro.
Teste de absorção do cloro
Se você é do tipo cético ou curioso, pode vir até a nossa loja que mostraremos isso com dois testes bem simples. Caso prefira você mesmo fazer, compre uma pequena porção de Orto-Tolidina, que é um reagente de cloro apropriado para a água potável.
O primeiro teste é o da absorção do cloro pelos alimentos e, claro, pelo nosso organismo. Coloque uma ou duas gotas de Orto-Tolidina em meio copo de água da torneira e veja como a cor, de imediato, fica amarelada e em segundos, na cor de gasolina. Em seguida, pegue uma casca de banana ou de qualquer outra fruta ou verdura e coloque dentro desse copo. Veja como a água ficará transparente.
Você pode, ainda, fazer outro experimento. Coloque novamente água da torneira em um copo e antes de colocar o reagente, coloque a casca de banana e deixe por 40 ou 50 segundos. Retire a casca e coloque o reagente. Você verá que o cloro não se manifestará, pois grudou na casca da fruta.
O outro teste é o do banho. Coloque água da torneira em uma pequena vasilha e lave bem as mãos. Em seguida, pingue algumas gotas do reagente e verá que a água permanecerá transparente, porque o cloro, como eficiente bactericida, grudou nas suas mãos. Para ter certeza de que o reagente está na água, coloque mais água da torneira, que é água clorada, e verá como vai ficar também amarelada.
Não deixei de nos contar nos comentários como foi o seu experimento.
Comentários
Postar um comentário