Água alcalina, o que é e por que consumir?



Setenta por centro do nosso corpo é líquido, dez por cento sais e apenas vinte por cento massa. A água, por ser um nutriente, deve ser livre de qualquer tipo de impureza, seja natural seja química, assim como livre de sais minerais prejudiciais à saúde.

Essa é uma das razões para adquirir um bom purificador de água. Aparelhos com refil enriquecido com mix de minerais que além da redução do cloro sejam certificados pelo Inmetro com eficiência bacteriológica, que também atuam na redução de metais pesados e, especialmente, aqueles que elevam o PH da água, tornando-a alcalina. Há marcas, inclusive, que também oferecem a opção pelo gás ozônio.

O que é água alcalina?

Água alcalina é água cujo PH (Potencial Hidrogeniônico, que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução líquida) está entre 8 e 9,5. 

Pode ser obtida pelo sistema de ionização (processo elétrico) ou por meio do enriquecimento com minerais – cálcio, magnésio e potássio. 

Por ser pura, livre de cloro e metais pesados, antioxidante e com alto poder de hidratação, é a água ideal para a nossa saúde. 

Daí a importância da qualidade da água que consumimos, que é a responsável em conduzir e distribuir por todo o corpo todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento. 

Porém, conforme já mencionado, não basta ser água, pois não são todas iguais. Deve ser pura e alcalina.

Benefícios da água alcalina

A água alcalina, por hidratar melhor as células, tem inúmeros benefícios, como:
  • reduzir o envelhecimento precoce;
  • melhorar a pele, cabelos e unhas; 
  • melhorar a capacidade cognitiva; 
  • manter a massa magra;
  • regular a pressão arterial e os batimentos cardíacos;
  • retirar as toxinas e acidez do organismo; 
  • combater os radicais livres e, com isso, prevenir de doenças como obesidade, osteoporose, diabetes, colesterol, triglicerídeos elevados e a possibilidade de doenças ainda mais graves, que encontram em um corpo ácido o terreno fértil para se alojar e se desenvolver. 





Ao nascermos, o PH de todo o líquido do nosso corpo, geralmente, está em 7, portanto, neutro. 

No decorrer dos anos, como resultado de hábitos alimentares - alimentos processados, produtos lácteos, farinha branca, açúcares e outros, cerveja, vinho, café, refrigerante, bebidas desportivas, adoçantes artificiais - poluentes na água potável e ar que respiramos, o consumo da maioria dos medicamentos modernos e prescritos, resíduos de todas as células do próprio corpo, enfim, pelas condições e estilo de vida, o PH vai baixando e, consequentemente, todo o nosso organismo tornando-se ácido. 

Elevar o PH para a faixa de 8 a 9,5 com alimentos adequados e, sobretudo, água alcalina, é vital para uma vida saudável e feliz. 

Portanto, consuma muita água alcalina. 

Melhor prevenir do que correr atrás do prejuízo, sobretudo quando o assunto é saúde. 

Comentários

Você vai se interessar também

Para que serve um filtro central de água?

Utilização da água ozonizada